Pessoas salvas por Aristides


Aristides, no Consulado de Portugal em Bordéus, em 1940, passou mais de trinta mil vistos. Destes, quase dez mil foram concedidos a refugiados de confissão judaica.

Na lista de vistos emitidos, lêem-se nomes de várias personalidades.

Política:
· Otto de Habsburgo

O Arquiduque Otto de Habsburgo, nascido a 20 de Novembro de 1912, é o actual chefe da casa dinástica de Habsburgo e é o filho mais velho de Carlos da Áustria, último imperador da Áustria e último Rei da Hungria. Este era detestado por Adolf Hitler.
Em 1916, Otto tornou-se Príncipe-Herdeiro da Áustria-Hungria. A sua família passou os anos seguintes na Suíça e, mais tarde, mudou-se para a ilha da Madeira, onde o seu pai veio a falecer prematuramente. Enquanto isto, o parlamento austríaco expulsou, oficialmente, a dinastia de Habsburgo e confiscou todas as propriedades da Coroa Imperial.
Em 1940, Otto é uma das dezenas de milhares de pessoas a quem o cônsul português Aristides concede o visto de saída de França, no momento da invasão nazi.
Otto foi membro do Parlamento Europeu pelo partido União Social Cristã da Baviera.
Actualmente mora na Baviera, na Alemanha, e tem nacionalidades alemã, austríaca, húngara e croata. Este é um potencial pretendente ao título de Rei de Jerusalém.

· Vários ministros do governo belga no exílio

Artista:

· Norbert Gingold (pianista)
· Charles Oulmont (escritor francês e professor na Universidade de Sorbonne)



Inês Rodrigues/Carolina Pinheiro/Joana Dinis/Miguel Miranda
Escola Secundária de Bocage (Setúbal)
Estudo Acompanhado
7ºF

No comments: